Daniele Rizzo
Oficiala do Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros
Para atender bem os usuários que chegam aos cartórios de Montes Claros, não basta que as titulares e os colaboradores tenham conhecimento técnico na área registral. É preciso ir além, com investimentos para melhorias da gestão, dos processos internos e do espaço físico, incentivando ainda o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos. Um esforço contínuo para promover a eficiência e a entrega de soluções, que tem gerado bons resultados.
Nos últimos anos, os dois cartórios de Registro de Imóveis da cidade foram destaques no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), que avalia os serviços cartorários brasileiros nos quesitos “excelência”, “qualidade na gestão organizacional” e “prestação de serviços aos usuários”. De 2014 a 2017, o 2º Ofício foi reconhecido na categoria “Diamante”, a maior honraria da premiação. Em 2016 e 2017, foi a vez do 1º Ofício ser premiado na mesma categoria, colocando Montes Claros como a única cidade de Minas Gerais a ter seus dois cartórios com a certificação máxima. Este ano, ambos estão novamente inscritos, com excelentes expectativas para as auditorias.
Os dois também possuem a certificação ABNT NBR 15906:2010, que estabelece quais são os requisitos de gestão empresarial necessários, para que os serviços notariais e de registro possam gerir seus processos com qualidade. As auditorias deste ano já foram realizadas e, novamente, as serventias foram recomendadas para receber a certificação. Foi analisado como os cartórios atendem os interesses das partes interessadas, aos requisitos legais e aos elementos de gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional.
Além disso, o serviço cartorário mineiro é regido por um rigoroso código de normas, estabelecido pela Corregedoria-Geral de Justiça, em 2013. O Provimento nº 260 foi um marco para nossa atividade, pois padronizou os entendimentos e estabeleceu regras que deveriam ser seguidas pelas serventias de todo o estado. Isso foi benéfico para todos. Ao mesmo tempo em que os juízes ganharam uma ferramenta para avaliar as condutas dos registradores, nós tivemos uma maior orientação sobre como deve ser realizado o trabalho. A sociedade, por sua vez, obteve um manual com seus direitos e com o que podem esperar dos cartórios.
O provimento é revisto periodicamente, de forma a deixá-lo mais próximo da realidade. Isso é importante porque as interpretações sobre a legislação podem sofrer alterações e, caso necessário, devem ser comunicadas para todos os cartórios de Minas Gerais. O objetivo é sempre desburocratizar a atividade registral, o que tem encontrado muita receptividade junto ao poder público e à população.
Essas certificações não são apenas papéis na parede, são consequências do trabalho diário dos cartórios. As consultorias de gestão realizadas ao longo dos últimos anos nos ajudaram a aprimorar os processos internos e a gestão de pessoas, trazendo mais agilidade e segurança jurídica aos serviços. As ações voltadas para a equipe trouxeram impactos diretos na motivação e no atendimento ao público, que percebe quando está sendo auxiliado por alguém que realmente entende do assunto. Com isso, ganha o cartório, ganha o município e ganha, principalmente, a população de Montes Claros. E nosso objetivo como registradoras de imóveis pode, enfim, ser cumprido. Aos poucos, desenvolvemos um espaço de confiança, criando formas para viabilizar o desenvolvimento dos moradores e da cidade. Ainda falta muito, mas estamos investindo cada vez mais em bons atendimentos, para garantir que isso aconteça.
Coluna publicada no Jornal de Notícias, na edição de 31 de agosto e 1º de setembro de 2019