Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral, da Anoreg/BR, apresenta os cartórios que mais investem no cumprimento das boas práticas de gestão
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) divulgou a primeira edição do Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral. A publicação reconhece os serviços notariais e de registro que atendam, de forma contínua, os requisitos de excelência na gestão organizacional e na prestação de serviços aos usuários. Neste ano, o Ofício do 2º Registro de Imóveis de Montes Claros (2RIMC) aparece entre os cinco cartórios mais bem colocados da lista, com 250 pontos conquistados.
Fundado em 31 de agosto de 1965, o 2RIMC é administrado pela registradora Daniele Alves Rizzo desde 4 de janeiro de 2013. Ao assumir a titularidade da serventia, ela iniciou um processo de modernização e de informatização do Registro de Imóveis, proporcionando mais eficiência à prestação dos serviços e à segurança aos atos jurídicos.
“O 2RIMC já trabalha com títulos digitalizados e eletrônicos para atender o usuário com eficiência e presteza, de forma 100% eletrônica. Contamos com uma estrutura tecnológica e dinâmica, além de uma equipe técnica preparada para o futuro dos registros públicos brasileiro. A ampliação do espaço – inaugurado em março deste ano – foi planejada para proporcionar mais agilidade e conforto aos nossos colaboradores e usuários do serviço”, diz.
Ranking incentiva gestão de qualidade
Para o presidente da Anoreg/BR, Cláudio Marçal Freire, a divulgação do ranking estimula a participação e o envolvimento da classe para que os serviços notariais e de registro sejam prestados com eficiência e segurança para a sociedade. “A Anoreg/BR já possui ampla tradição no estímulo à qualidade e à gestão nos cartórios brasileiros. Por isso, acredito que essa iniciativa venha incentivar ainda mais notários e registradores a se mobilizarem por uma gestão profissional em suas unidades”, salienta.
Todos as serventias que participaram do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) a partir do 2019 se classificaram para o ranking. A pontuação, no entanto, é composta por três requisitos: cumprimento das normas ABNT NBR 15906:2021 (Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registro); certificação ISO 9001:2015 (Gestão de Qualidade); e classificação no PQTA nos últimos três anos.
A pontuação dos primeiros dois itens pode ser 0 ou 20, conforme o cumprimento ou não das normas. De acordo com a Anoreg/BR, os pontos do PQTA foram atribuídos conforme a premiação obtida: Diamante (50 pontos); Ouro (40 pontos); Prata (30 pontos); Bronze (20 pontos); e Menção Honrosa (10 pontos). O cartório também recebeu o acréscimo de pontuação caso tenha se classificado nas categorias Rubi Evolução (3 pontos) ou Rubi Master (7 pontos). O 2RIMC obteve 100 pontos nos itens de gestão empresarial e de qualidade e 150 no PTQA.
A produção do ranking contou com a participação e auditoria da APCER Brasil, empresa referência do setor da qualidade. Ela também audita o PQTA e o Prêmio Nacional das Anoregs (PNA), outras iniciativas da Anoreg/BR.
* Com informações da Anoreg/BR