Iniciativa promovida pela Anoreg/BR destaca a importância da inclusão no serviço extrajudicial brasileiro
Em busca de integrar usuários e colaboradores, os oficiais dos cartórios de todo o país têm se esforçado para assegurar em suas serventias a mesma diversidade encontrada na sociedade brasileira. Diante desse cenário, o 2º Ofício do Registro de Imóveis de Montes Claros (2RIMC) aderiu à campanha “Cartório Plural“. A iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) busca construir espaços plurais, que possibilitem a inclusão de pessoas com deficiência e sejam livres de discriminações de gênero, cor, credo e etnia.
A ação visa orientar a população sobre os atos que notários e registradores podem realizar para garantir os direitos individuais, promovendo a igualdade e a inclusão em seus ambientes. A campanha também certifica os serviços extrajudiciais que possuem uma equipe diversa e uma estrutura inclusiva por meio do selo “Meu Cartório é Plural”.
Adesão à campanha
“O tema da inclusão se faz presente em toda a sociedade e abrange diversos aspectos do nosso cotidiano. Com essa campanha, os cartórios brasileiros dão o primeiro passo para diversos atos que vão garantir cidadania, dignidade, diversidade e igualdade na sociedade. Assim, tornam-se um exemplo para diversos segmentos econômicos”, ressalta o presidente da Anoreg/BR, Claudio Marçal Freire.
De acordo com a oficiala do 2RIMC, Daniele Rizzo, a adesão à campanha reforça o compromisso do cartório com o respeito à dignidade da pessoa humana e à promoção a inclusão social. “Nossa preocupação abarca as instalações da serventia à equidade para a equipe. Afinal, nosso foco é o atendimento humanizado a quem procura pelos serviços do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros.”
Para disseminar essa cultura entre os usuários dos serviços cartoriais brasileiros, a Anoreg/BR lançou uma cartilha com informações detalhadas sobre a campanha. Clique aqui e leia o material na íntegra.
* Com informações da Anoreg/BR